UM NOVO REITOR PARA O SEMINÁRIO DIOCESANO

Padre Anderson Félix da Silva foi empossado na função por dom Benedito, bispo diocesano

04/12/2019 - Atualizado em 05/12/2019 | Por: Pascom

Padre Anderson Félix da Silva, novo reitor do Seminário Diocesano faz os seus agradecimentos

Em solene eucaristia na manhã de sábado, 30, na igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja (jardim Esplanada), dom Benedito Gonçalves dos Santos empossou na reitoria do Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja [conhecido como “Seminário Menor”] o padre Anderson Félix da Silva (38), e apresentou os padres Rafael Andreatta (29) e Sanderson Vergara (50) nas funções de diretor espiritual e ecônomo, respectivamente.

Além dos seminaristas menores (alunos do ensino médio e propedêutico), de seminaristas maiores maior (filosofia e teologia), professores, fieis da comunidade local e de comunidades por onde passou o padre Anderson, também quinze padres estiveram presentes. O bispo diocesano ressaltou o papel do formador na fase inicial da vida do seminarista – muitos ainda num período de discernimento vocacional – com o “vinde após mim” de Jesus feito a André cuja festa foi celebrada na ocasião.

Para ele, a “missão do formador, especialmente, do seminário menor (e da filosofia) é a de ajudar o vocacionado na escuta, discernimento e seguimento de Cristo. Seguir as pegadas de Cristo e tornar discípulo verdadeiro aquele que amanhã será missionário”. Por fim, dom Benedito exortou o formador a “dar os elementos necessários para que o vocacionado ouça e siga as pegadas de Cristo”. Assim, “poderá aprender a conformar sua vida à de Cristo”. Para os padres apresentados na formação suplicou “a Deus derramar fé, luz, graça, discernimento, sabedoria e bênção”.

Em tempo, dom Benedito agradeceu ao trabalho de Monsenhor Miguel Valdrighi e do Padre Éverton Aparecido da Silva, também do padre Luiz Fernando Santana Xavier. Convidou e confirmou Mons. Miguel e padre Éverton no Conselho de Formadores da Diocese.

PEDAGOGO
Padre Anderson Félix da Silva professou a fé, jurou obediência ao bispo e à Igreja, assinou a ata de posse e ao final apresentando-se como “indigno servo”, disse palavras de gratidão aos presentes, destacando a figura do bispo diocesano, de professores, padres e de benfeitores tão necessários ao trabalho formativo diocesano. O magnífico reitor apresentou-se como um condutor/pedagogo na vida dos vocacionados e pediu que a equipe, ora apresentada, tenha sempre o modelo e paradigma: Cristo Jesus. Como a André, Jesus modifica a condição existencial deles para na renúncia total cuidem da vida.

FORMAÇÃO INTEGRAL
Padre Rafael Andreatta está na direção espiritual do seminário diocesano desde 2016 quando achou que “era demais para mim” assumir tal responsabilidade confiada pelo bispo diocesano. Acredita que a dimensão espiritual – uma das cinco da formação sacerdotal – é fundamental. “O que seria de um seminarista, futuro padre, se não tiver uma intimidade com Deus e saber ouvir o que Ele lhe pede?”, questiona. Ensina que “na direção espiritual, os protagonistas são Deus que chama e o dirigido que responde a Deus”. Seu trabalho é feito “em comunhão com os outros formadores” e em “total liberdade, sinceridade, confiança e sigilo” com os seminaristas. Trabalharemos em comunhão na “formação integral de nossos formandos”.

ADMINISTRAÇÃO PARA O BEM-ESTAR
Padre Sanderson Vergara, ecônomo, falou conosco: “fui designado para trabalhar na equipe de formação em nosso seminário menor como Ecônomo, ou seja, ajudar na administração da casa para o bem-estar dos seminaristas e padres que ali residem. Sei que não será um trabalho fácil, mas procuraremos trabalhar em equipe, dialogando e verificando sempre o melhor caminho a seguir nas decisões importantes. Como discípulos de Jesus, estamos para servir, e assim nesta nova tarefa procurarei me empenhar.”

Algumas imagens da celebração. Eveline Zarpelão/Pascom Paroquial

Tags: