Santuário diocesano Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face - Presidente Prudente/SP

A Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face teve início no ano 1991.

Tudo de modo muito simples quando moradores do bairro Jardim Maracanã que se reuniam nas residências para rezar o terço sentiram a necessidade de uma capela local para as celebrações.

Um grupo de voluntários mobilizou-se e procurou o padre João Bosco Van Eunem –então, pároco da Paróquia Santo Antônio, Jardim Paulista–, e juntos deram início à concretização de seu desejo.

Não sem esforço adquiriu-se um terreno onde as celebrações aconteciam de modo improvisado numa Tenda (de bambu, coberta de lona).

O grupo, sentindo aumentar a necessidade, juntamente com o padre João Bosco decidiram pleitear junto à Prefeitura Municipal de Presidente Prudente a doação de um terreno na área central do bairro.

Nesse ínterim, as missas eram celebradas nas casas dos fiéis. A padroeira da comunidade foi escolhida entre os fiéis por meio de uma votação. Eleita, Santa Teresinha, é a nossa querida padroeira.

Em maio de 1997, por meio de Decreto Municipal, o prefeito Mauro Bragato fez a doação do terreno com 1500m², localizado na confluência das ruas Fortunato Rizzo e Claudemir Rodrigues.

Eis a nova etapa. Um novo desafio: construir a igreja! Padre João Bosco, com os paroquianos e fervorosos devotos da “Santinha das Rosas” assumiram o desafio. Destaque-se, nessa etapa, o fundamental apoio financeiro de entidades religiosas radicadas na Holanda – terra natal do padre João.

A capela de Santa Teresinha, depois da Paróquia Santo Antônio (Jd. Paulista), pertenceu à Paróquia Santa Luzia (Jd. Belo Horizonte). Ainda capela, tornou-se Santuário Diocesano aos 11 maio de 2008, por mercê de Deus e benevolência de Dom José Maria Libório Camino Saracho, bispo diocesano.

Além do padre João Bosco, destaquem-se os padres Ivair Gentil Zanchetta, Paulo Valeriano de Souza, Thiago Calçado e o Mons. Miguel Valdrigui que passaram pela comunidade nalgum momento dessa história dando-lhe vigor pastoral e administrativo.

Por fim, a Capela foi elevada à dignidade paroquial [Paróquia do Santuário diocesano Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face] aos 3 de julho de 2011. Na ocasião, dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, também deu posse ao primeiro pároco da paróquia, padre Sandro Rogério dos Santos.

Há, pode-se dizer, uma comunidade viva, aberta a todas as pessoas, seja na pastoral regular, seja nas celebrações devocionais ou noutros momentos celebrativos comunitários.

A catequese das crianças é um ponto de destaque no cenário pastoral. Cerca de 125 leigos e leigas assumem com o pároco a tarefa de manter acesa a chama do anúncio do Reino de Deus e da caridade para que o amor de Cristo reine em todos os corações.

Que a querida e amada Santa Teresinha, nossa bela padroeira, continue nos auxiliando com seu exemplo, ensino e intercessão. Que a Casa de Teresinha, de Deus e Nossa, seja uma casa de misericórdia ou, no dizer do papa Francisco, “um oásis de misericórdia no meio do mundo” tão carente de amor e misericórdia.

[Texto atualizado aos 2/10/2019]

Andor na Festa de 2016
"Eu sou Jesus de Teresa". Imagem da Sagrada Face.
Consagração. Santa Missa na festa de Santa Teresinha. 1/10/2016
Irmã Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face