Santuário Diocesano Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face - Presidente Prudente

Compartilhe em suas redes sociais!

A Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus e da sagrada Face teve início no ano 1991.

Tudo de maneira simples quando alguns moradores do bairro – Jardim Maracanã – que se reuniam nas residências para rezar o terço sentiram a necessidade de que houvesse uma capela local para celebrar a liturgia.

Um grupo de voluntários mobilizou-se e procurou o padre João Bosco Van Eunem, pároco da Paróquia Santo Antônio, Jardim Paulista, e juntos deram início à concretização de seus planos.

Não sem esforço foi adquirido um terreno no qual eram realizadas celebrações numa improvisada tenda com armação de bambu e coberta de lona. Devido a grande precariedade e total falta de comodidade, o grupo foi ao padre João Bosco para pleiteassem junto à Prefeitura Municipal de Presidente Prudente a doação de um terreno (na área central do bairro).

Nesse ínterim, as missas eram celebradas nas casas dos fieis. Todos se perguntavam sobre qual seria o santo padroeiro da comunidade. Em votação, a escolhida foi Santa Teresinha.

Em maio de 1997, por meio de Decreto Municipal, o prefeito Mauro Bragato fez a doação do terreno com 1500m², localizado na confluência das ruas Fortunato Rizzo e Claudemir Rodrigues.

Agora o desafio seria o de construir a igreja; padre João Bosco juntamente com todos os paroquianos e com doações de devotos fervorosos da “Santinha do Carmelo”, aos quais esta comunidade será eternamente grata, assumiram o desafio.

Sem citar nomes para não incorrer no pecado do esquecimento de alguém, é bom destacar o fundamental apoio financeiro de entidades religiosas radicadas na Holanda terra natal do padre João.

A capela de Santa Teresinha tornou-se Santuário Diocesano em maio de 2008 e foi erigida à dignidade paroquial aos 3 de julho de 2011, tomando posse o seu primeiro pároco, padre Sandro Rogério dos Santos.

Andor na Festa de 2016
"Eu sou Jesus de Teresa". Imagem da Sagrada Face.
Consagração. Santa Missa na festa de Santa Teresinha. 1/10/2016
Irmã Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face