PADRES ELEGEM NOVO CONSELHO PRESBITERAL

Reunião ordinária do Clero de Presidente Prudente foi marcada por eleições

22/11/2022 - Atualizado em 18/06/2023 | Por: Pascom

Conselho de Presbíteros eleito para novo período de quatro anos (dois ausentes na foto)

Na manhã desta terça-feira, 22, aconteceu no auditório da Cúria Diocesana a Reunião Geral do Clero diocesano de Presidente Prudente, mais os padres religiosos que aqui servem. Além de comunicações, o principal tema foi o das eleições para funções diocesanas que também compõem o Conselho de Presbíteros – que é constituído por um grupo de sacerdotes que, representam o presbitério, “cabendo-lhe, de acordo com o Direito, ajudar o Bispo no governo da Diocese, a fim de promover ao máximo o bem pastoral da porção do povo de Deus que lhe foi confiada” (Cân. 495 § 1).

Desta forma, foram eleitos: Padre Éverton Aparecido da Silva, coordenador da pastoral; Padre Edcarlos Amorim Moreira, representante dos presbíteros (coordenador do clero); Padre Luiz Carlos Furini, eleito pelo clero; e os quatro vigários episcopais das regiões de pastoral, a saber: Padre Sandro Rogério dos Santos, primeira; Padre Givaldo Luciano Rodrigues de Oliveira, segunda; Padre David Aparecido Bezerra da Silva, terceira; Padre Luiz Fernando Santana Xavier, quarta; Padre Carlos Eduardo Biral, escolhido pelo bispo; Monsenhor José Antônio de Lima, cura da Catedral; Padre Tiago da Silva Carvalho, vigário-geral; e até a próxima reunião será escolhido o representante dos padres religiosos presentes na diocese.

O clima da reunião foi agradável e, em espírito fraterno, a busca da comunhão eclesial marcou todo processo de escolha de representantes. Dom Benedito Gonçalves dos Santos, que presidente o Conselho, colheu o assentimento de cada escolhido, apontou alguns assuntos a serem trabalhados no próximo ano (como a Fase Continental do Sínodo, as Comunidades Eclesiais Missionárias – CEM e Missões Diocesanas para 2024). Saudando Nossa Senhora, o bispo diocesano abençoou o seu presbitério e todos confraternizaram no almoço que marcou a última reunião geral do clero deste ano. Destaque-se que o mandato é de quatro anos e começa a valer a partir de fevereiro de 2023.