Diocese

NOTA DA DIOCESE DE PRESIDENTE PRUDENTE

Padre é afastado temporariamente da Ordem por motivos pessoais

21/09/2020 - Atualizado em 21/09/2020 | Por: Pascom

Fac-símile do comunicado diocesano

Compartilhe em suas redes sociais!

 

Por meio de carta datada aos 16 de setembro de 2020, assinada pelo bispo diocesano, dom Benedito Gonçalves dos Santos, a Diocese de Presidente Prudente esclareceu a situação do padre Milton Gonzaga de Lima que nesse mesmo dia foi apresentado como candidato a vice-prefeito numa das chapas locais para as próximas eleições municipais a serem realizadas em novembro.

Tendo em vista que o Código de Direito Canônico não prevê a possibilidade de clérigos se filiarem a partidos políticos nem a se candidatarem a cargos políticos-públicos e para não causar nenhuma forma de estranheza na comunidade diocesana, a nota oficial foi também apresentada pelo próprio bispo em entrevista à Rádio Onda Viva (FM). À emissora diocesana dom Benedito disse: “Fui pego de surpresa!”, ressaltando que “não fui o último, mas o penúltimo a saber”.

A autoridade diocesana afirmou que o padre enviou carta endereçada ao bispo no dia 15 de setembro, na qual renunciava à função de pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Jd. Humberto Salvador na cidade de Presidente Prudente) e pedia afastamento do ministério sacerdotal pelo prazo de 120 dias (de 15/9/2020 a 15/1/2021).

Dom Benedito ponderou que Gonzaga continua padre, podendo celebrar missa em oratório particular sem a presença de fieis; para a volta do padre às funções, ele deverá oportunamente pedir e esperar a deliberação diocesana.

A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes será, por ora, administrada pelo bispo diocesano e assistida por alguns sacerdotes da cidade. Ressalte-se que o padre não foi ‘suspenso de ordem’, mas ‘afastado’, devendo cuidar das suas obrigações sacerdotais, especialmente dos deveres espirituais.

Ao final, dom Benedito desejou “sucesso na caminhada [e que] Deus abençoe [o padre]”. A seguir a íntegra da Nota Diocesana.

 

Presidente Prudente/SP, 16 de Setembro de 2020.

Assunto: Afastamento de Ordem do Revmo. Pe. Milton Gonzaga de Lima

A Diocese de Presidente Prudente, serve-se da presente para comunicar que no último dia 15/09/2020, o Revmo. Pe. Milton Gonzaga de Lima apresentou carta renunciando ao ofício de Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, do Conjunto Habitacional Humberto Salvador, Presidente Prudente (SP), e afastamento de suas funções sacerdotais por motivos pessoais, por um período de quatro meses (15/09/2020 à 15/01/2021).

Com o afastamento de suas funções sacerdotais, o Revmo. Pe. Milton deverá deixar imediatamente a casa paroquial com todos os seus pertences e o automóvel de propriedade da paróquia, e ficará sem o direito a côngrua, ficando também sobre sua total responsabilidade o pagamento do plano de saúde, o recolhimento do INSS particular, bem como a total manutenção de seu sustento pessoal.

O Revmo. Pe. Milton comprometeu-se, neste período de afastamento de suas funções sacerdotais, a guardar fiel e incansavelmente todas suas obrigações, compromissos, encargos inerentes ao ministério sacerdotal.

Neste período de afastamento do ministério sacerdotal, o Revmo. Pe. Milton fica autorizado a celebrar a Santa Missa em Oratório particular, sem a presença de fiéis, e proibido de ministrar qualquer outro sacramento.

Deus, por intercessão da Virgem Maria, ilumine e fortaleça o Revmo. Pe. Milton, para que durante este período de afastamento do ministério, permaneça autêntico discípulo missionário de Cristo Jesus.

Dom Benedito Gonçalves dos Santos
Bispo diocesano de Presidente Prudente

Tags:

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Data do Evento