Gestão financeira das paróquias

Diocese promove treinamento do secretariado paroquial

29/11/2022 - Atualizado em 18/06/2023 | Por: Pascom

Participantes do Treinamento Módulo Financeiro para secretariado paroquial

[fotos: Padre Sandro Rogério dos Santos]

Pouco antes do início da pandemia da covid-19, foi discutido um sistema financeiro para a diocese. O assunto, levado e aprovado no Conselho Econômico diocesano, demorou um pouco para ser implantado, mas a partir de dezembro de 2021 em caráter experimental, e de março em modo definitivo o Theós está funcionando com todas as paróquias vinculadas.

Visando a atualização das funcionalidades do sistema, bem como a compartilhar informações e experiências com o trabalho na vivência financeira das paróquias, foi realizado nesta terça-feira, 29, no auditório da Cúria Diocesana, o Treinamento – Módulo Financeiro para as 55 paróquias da diocese. Estiveram presentes 52 colaboradores de 38 paróquias, mais alguns da Sawil e da Cúria, totalizando 60 pessoas.

O dia começou com a oração da manhã conduzida pelo vigário-geral, padre Tiago Carvalho; seguiu com a palestra sobre a ‘importância dos secretários’ feita pelo padre Sandro Rogério dos Santos. No restante do dia, além do lanche e do almoço, o trabalho concentrado esteve a cargo dos colaboradores da Sawil Contabilidade, especialmente, do assistente contábil Gabriel Fernando Cardoso Viana, que coordenou o dia.

Para Viana, a importância da participação dos colaboradores das secretariais paroquiais é “atualização e aprendizado… a falta de informação e formação induz a maioria dos funcionários ao erro. Participar de eventos como esse, é essencial para o crescimento pessoal e para o alinhamento da ‘engrenagem’”.

Com treinamentos on-line e presenciais, aos poucos os colaboradores paroquiais têm se familiarizado com o sistema de administração financeira; embora, em aberto continua a dimensão pastoral oferecida pelo sistema, já incluída no contrato do serviço. O de hoje foi o segundo treinamento presencial aberto a todas as paróquias, pois há dificuldades de logística e de agenda para mais encontros como este, pontuou Viana.

Conhecimento, Experiência, Encontro

A seguir, publicamos considerações de alguns dos participantes do treinamento de hoje:

grupo do secretariado paroquial diocesano

I) A importância de participar deste treinamento oferecido pela Diocese, com a parceria da Sawil Contabilidade, é além de esclarecer as minhas dúvidas, partilhar e ouvir as dúvidas dos colegas e as experiências de cada um, tudo isso pode agregar muito no meu dia-a-dia. — Jakline Maria da Silva Ribas, do setor financeiro da Cúria diocesana de Presidente Prudente.

II) Essas formações são necessárias, pois estamos sempre em atualização Quando nos reunimos, conseguimos ver a realidade de cada paróquia e buscar soluções para o próprio serviço. Essa troca de experiência é muito satisfatória. — Deivid Henrique Scarpanti Macedo, paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja (Presidente Prudente), trabalha há quase 10 anos em secretaria paroquial.

III) O objetivo é auxiliar na parte financeira, tirar dúvidas, passar informações necessárias, unificar e otimizar o serviço e o tempo e como trabalhar da melhor forma com o Sistema Theós. Para mim, o treinamento foi um momento necessário para agregar conhecimento e formação, para desenvolver no dia a dia visando ao melhor funcionamento tanto financeiro quanto paroquial. Esses encontros nos proporcionam também autoconhecimento e troca de experiências. Hoje, atualizar-se é estar à frente no mercado da tecnologia e isso nos faz eficazes nas mudanças.  — Tayara e Wagner, da paróquia Santa Bibiana de Martinópolis, assistentes administrativo e financeiro respectivamente.

IV) O encontro de hoje procurou mostrar nossa união, nos alertou a sermos mais unidos, pois estamos todos num só propósito de ajudar o próximo e nós, funcionários das secretarias paroquiais, ajudamos nessa missão de ser canal na vida da Diocese. Que sejamos perseverantes no nosso caminhar a cada dia buscando o conhecimento para melhor servir. — Geisiane de Jesus Silva, na secretaria paroquial da paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Teodoro Sampaio, há 13 anos.

V) A importância desta formação se dá pelo fato de estarmos buscando conhecimento em relação ao novo sistema (Theós) que foi implantado em nossa diocese. Voltando para nossa realidade com um novo aprendizado, tendo ao mesmo tempo dividido experiências entre secretários e secretárias. — Rosa Cristóvam, na secretaria paroquial da paróquia Nossa Senhora Aparecida, do distrito de Primavera, há 17 anos.