Reunião Geral do Clero

O bispo diocesano esteve reunido com o seu presbitério para reunião regular bimestral

25/09/2019 - Atualizado em 05/12/2019 | Por: Pascom

Brasão Diocese de Presidente Prudente1

A cada dois meses os padres que servem à diocese de Presidente Prudente se encontram no auditório da Cúria Diocesana para a reunião geral do clero. Presidida pelo bispo diocesano, auxiliado pelo coordenador diocesano de pastorais, a pauta desenvolvida após a oração inicial contempla assuntos diversos sobre o dia a dia dessa igreja particular.

Foto: Pe. Jurandir Severino de Lima

No período matutino de ontem, terça-feira (24), quarenta e seis clérigos (bispo e padres) trataram dos seguintes assuntos:

• CAEP. Dom Benedito Gonçalves dos Santos informou que o regulamento do Conselho para Assuntos Econômicos Paroquiais será promulgado no dia 1º de outubro do corrente ano e as paróquias terão até o dia 31 de dezembro para implementar as suas equipes locais.

• Sínodo da Amazônia. O bispo diocesano também discorreu brevemente sobre as fake news e as resistências apresentadas pelo Sínodo. Dom Benedito lembrou aos senhores padres que quando o Papa Francisco convocou o Sínodo para tratar da Pan-Amazônia não sabíamos qual figura estaria à frente do governo federal brasileiro. Também o tema Amazônia não estava tão em destaque, especialmente, por causa das queimadas atuais.

• Congresso Eucarístico Nacional Olinda-Recife/2020. Conforme decisão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ficou estabelecida a data de sete de setembro para uma coleta nacional (em todas as paróquias) para ajudar na realização do Congresso Eucarístico. Aqui, por decisão local, a data da coleta será 16 e 17 de novembro. Dom Benedito entregou aos padres um valor mínimo sugerido, tendo base as outras coletas que anualmente são entregues à Cúria Diocesana.

• Jubileu Diocesano. Padre Jerônimo Gasques, coordenador de pastorais, lembrou aos senhores vigários-episcopais a necessidade da conversa e sugestões comemorativas pelos 60 anos de criação e instalação diocesanos.

• Brasão Diocesano. Padre Sandro Rogério dos Santos apresentou a versão final atualizada do Brasão de armas diocesano. A data de sua promulgação foi 14 de setembro. O padre lembrou aos presentes a necessidade de manter o brasão em suas dimensões e cores oficiais. A arte está à disposição na secretaria da Cúria, bem como uma versão no site diocesano.

• Outras comunicações: mês missionário extraordinário (padre Sanderson Vergara); fraternidade São João Maria Vianey (padre Edcarlos A. Moreira); retiro anual do clero (local e data); reunião da pastoral presbiteral (local e data); minicursos da Fajopa (faculdade de teologia, polo Presidente Prudente); pastoral diocesano da acolhida (pe. Sandro Rogério); segurança para romeiros/peregrinos de Santo Expedito (D.E.R. e PM); calendário diocesano; seminário diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja (Mons. Miguel Valdrighi); pedido de novena de natal (livraria diocesana).

A reunião finalizou com oração, bênção e o almoço.