Reunião Geral do Clero abordou o tema “Cristãos Leigos e Leigas”

Cristãos leigas e leigos na Igreja e na sociedade – sal da terra e luz do mundo (Mateus 5,13-14)

27/06/2017 - Atualizado em 28/09/2018 | Por: Pascom

Padre Paulo Valeriano de Souza apresenta aos padres o Doc. 105 da CNBB

Presidida por dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, aconteceu hoje, 27, de 9h às 13h30min, a Reunião Geral do Clero no Auditório da Cúria. Participaram os padres diocesanos e os padre religiosos na sua quase totalidade. Essas reuniões acontecem regularmente a cada dois meses, intercaladas com as reuniões do clero por região pastoral.

Além de comunicações, formaram a pauta QUATRO principais assuntos:

1.- O Documento 105 da CNBB. CRISTÃOS LEIGAS E LEIGOS NA IGREJA E NA SOCIEDADE – Sal da Terra e Luz do Mundo (Mateus 5,13-14). Material apresentado pelo Padre Paulo Valeriano de Souza, coordenador diocesano da pastoral.

2.- PASTORAL DA CRIANÇA – panorama geral, indicadores diocesanos e motivação para atuação nas cidades e paróquias. Apenas cerca de 18% das crianças pobres são atendidas em nosso território diocesano. Há muito campo de missão ainda. Além do Padre Pedro Nilton Guarinão – assessor eclesiástico diocesano – e da coordenação diocesana da PC, esteve presente a coordenadora do Regional Sul 1 (Estado de São Paulo) da CNBB, senhora Eunice Gomes Rodrigues.

3.- PASTORAL PRESBITERAL. Padre Edcarlos Amorim Moreira fez comunicações sobre o Retiro Espiritual Anual do Clero, encaminhou a escolha de delegado e subdelegado para os Encontros Estadual e Nacional de Presbíteros – padres Álvaro Ribeiro da Cruz e Paulo César da Silva foram os escolhidos. Também contou sobre a experiência da PP na acolhida dos padres idosos e enfermos na arquidiocese de Porto Alegre sobretudo, por ele visitada há poucos dias.

4.- MIGRAÇÃO DA FREQUÊNCIA E FAIXA AM para FM da Rádio Onda Viva. Padre Jurandir Severino de Lima tratou do assunto. O processo, apresentado ao Ministério das Comunicações em 2013, já aprovado, foi assinado no dia 23 de junho p.p pelo Ministro das Comunicações Gilberto Kassab, no Palácio dos Bandeirantes (sede do governo paulista). Em até três meses a emissora diocesana operará e transmitirá sua programação em FM 95,7 Mhz.