Missa do Crisma: “nós iremos a Ti”

Bispo, padres e cerca de 1.000 fieis lotaram a catedral para a missa dos Santos Óleos

13/04/2017 - Atualizado em 14/04/2017 | Por: Pascom

Bênção do Óleo dos Enfermos [f.MauricioDS]

«Reunidos em torno de nossos pastores, nós iremos a Ti.
Professando todos uma só fé, nós iremos a Ti.
Armados com a força que vem do Senhor, nós iremos a Ti.
Sob o impulso do Espírito Santo, nós iremos a Ti.»

A Catedral São Sebastião, no centro da cidade, recebeu o bispo diocesano, os padres e diáconos que formam o seu presbitério juntamente com os religiosos, as religiosas, seminaristas e cerca de 1.000 fieis representando as 55 paróquias que compõem o território diocesano.

Era quarta-feira, dia 12, 20h, quando se celebrou a Santa Missa do Crisma – a missa “dos Santos Óleos” ou “da unidade”, na qual os padres renovam sua promessa sacerdotal diante do bispo e da comunidade; uma festa singular que a cada ano a liturgia da Santa Igreja propicia.

Durante a homilia, dom Benedito Gonçalves dos Santos, recordou o centenário de Presidente Prudente e da aparição de Nossa Senhora de Fátima, também se referiu ao tricentenário da pesca milagrosa da imagem de Nossa Senhora Aparecida. Para o bispo diocesano “a missa da unidade é um momento de bênção e graças para todos nós”.

Ele aproveitou para agradecer “a cada sacerdote aqui presente, pelo seu trabalho, pelo zelo, carinho, doação e testemunho” e desejar que “Deus renove em seus corações o amor, a caridade, a graça da paz”. Dom Benedito destacou o papel dos sacramentos ‘atingidos’ pelos óleos abençoados naquela noite, a saber: batismo, crisma (confirmação), enfermos.

“O batismo é a fonte de todas as vocações e de santidade”, afirmou o bispo. “Unidos a Cristo – que disse ‘sem mim nada podeis fazer’ – façamos da nossa vida um grande louvor a Cristo, um grande louvor ao Pai” e procuremos manter uma “vida de oração”, pois “à medida que o amor de Deus dilata nossos corações, somos capazes de servir e de cativar corações para Deus”.

Usando a metáfora bíblica do “pescador de homens”, dom Benedito sugeriu “a melhor isca para pescar almas para Deus é a do amor, da caridade”; assim – continuou o bispo – “façamos todo esforço para o amor reinar em nossos corações”, “aprendamos a viver a nossa vida cristã enraizados em Cristo” e assim “eternamente, Senhor, cantarei o vosso amor”, finalizou o bispo.

Na ocasião, a comunidade cantou parabéns aos padres aniversariantes, especialmente, ao padre José Schwind, palotino, pelos seus 60 anos de ordenação presbiteral. Ao final, cada padre e os representantes das paróquias receberam das mãos do bispo a caixinha com os três vidros de óleo e tiraram uma foto para recordar.