Diocese

Mirante presenteia a igreja com um novo padre

O diácono João Paulo dos Santos Silva foi ordenado em belíssima cerimônia no dia 17 de maio em Mirante do Paranapanema, sua terra natal

28/05/2019 - Atualizado em 28/05/2019 | Por: Pascom

Padre João Paulo, eleito para servir a Deus e ao povo

“Meu Senhor é meu Deus, que eu jamais me separe de vós”, rezou João Paulo dos Santos Silva, agora padre João Paulo. A sua ordenação aconteceu em Mirante do Paranapanema, na sexta-feira 17 de maio. Nosso site (SST) conversou com o neossacerdote João Paulo e o padre Anderson Félix, pároco de Santa Terezinha de Mirante do Paranapanema, que organizou e acolheu grande quantidade de fieis e de padres na dependência da igreja matriz que passa por drástico processo de reforma estrutural. Abaixo a palavra deles:

SST.: E então, padre Anderson, como foi?
Pe. Anderson Félix: A Paróquia Santa Terezinha do menino Jesus de Mirante do Paranapanema está em festa com o novo sacerdote João Paulo dos Santos Silva. Ele foi ordenado pela imposição das mãos de dom Benedito Gonçalves dos Santos, revmo. bispo diocesano, em celebração eucarística na Igreja matriz de Mirante do Paranapanema Santa Terezinha do Menino Jesus, onde passou sua infância, adolescência e recebeu seus primeiros sacramentos. A celebração contou com a presença dos padres da diocese e de outras dioceses, seminaristas, religiosos, autoridades civis e políticas, familiares, amigos e a comunidade local. O ordenado prometeu obediência assumindo a missão com a Igreja e o povo de Deus.

SST.: Como foi a preparação da ordenação?
Pe. Anderson Félix: A Ordenação foi preparada com muito zelo e carinho pelos padres locais (Anderson Félix e Adilson Fernandes), pelos cerimonialistas (Padres Altino, Edcarlos e Armando), pelos seminaristas maiores (filosofia e teologia) e pela equipe de ornamentação da paróquia local e da paróquia São Francisco de Assis (Presidente Prudente). Todavia, os preparativos começaram muito antes graças a toda comunidade (pastorais e movimentos) de Mirante e de Marabá Paulista que não mediram esforços para melhor colaborar. Todo esse espírito de pertencimento das comunidades favoreceu ao belíssimo espírito de harmonia da celebração.

SST.: Quais as suas impressões e sentimentos?
Pe. Anderson Félix: O evangelista diz: “Pelos seus frutos os conhecereis” (Mateus 7,16). Realmente tudo foi obra de Deus, semente lançada, germinada e deu seu fruto. A vocação é esse fruto que é gestado no coração de Deus espalhado no núcleo familiar. Nesse momento só tenho uma palavra: Gratidão a Deus por ter escolhido e chamado o padre João Paulo e a todos que colaboraram direta ou indiretamente para que a ordenação sacerdotal acontecesse. Que Deus abençoe a missão do neossacerdote João Paulo, seja fecundo seu ministério e que Santa Terezinha do Menino Jesus derrame chuvas de bênçãos em sua vida e sobre nossas comunidades. Amor e Paz!

Padre João Paulo: “Faça-se em mim segundo a Tua Palavra” (Lc 1,38)

SST.: Padre João Paulo, pode nos falar um pouco desse seu momento?
Pe. João Paulo: Por nove anos fui formado no seio da Igreja, o seminário. Esta formação teve por objetivo moldar-me ao Cristo Bom Pastor para que eu, a exemplo Dele e para dar continuidade à construção do Reino de Deus, pudesse ser um sinal do amor de Deus às pessoas, sobretudo àquelas que buscarem a mim querendo encontrar a Deus. A caminhada não foi fácil, os desafios foram (e são) imensos, mas a Graça de Deus agiu sempre e me deu forças para perseverar. Foi um momento único e profundamente feliz e emocionante para mim, para minha família e para meus amigos. Cristo agiu de tal maneira em mim, me conferindo o Sacramento, que aqueles que estavam naquele lugar sagrado puderam partilhar comigo a emoção que eu estava sentindo. Tudo era ação do Santo Espírito de Deus.

SST.: A cerimônia foi emocionante. Como você a vivenciou?
Pe. João Paulo: Muitos foram os momentos felizes e emocionantes. Pude sentir a presença de Deus pela ação do Espírito Santo de uma maneira muito sensível e real. Estes sentimentos ora se convertiam em lágrimas, ora se convertiam em sorrisos. Foi tudo lindo, tudo parecia pleno. Mas ouve algo muito maior que tudo isso, algo que eu pensava estar preparado para ele, mas que o real acontecimento eu não havia lido nos livros de teologia, da vida dos Santos, nas rubricas dos manuais de liturgia: a TRANSUBSTANCIAÇÃO. Eu já imaginava que seria um momento incrível, que por meio de minhas mãos e das palavras proferidas por minha boca, o pão e o vinho se converteriam em Corpo e Sangue de Cristo, embora plenamente consciente que eu o fizesse, isso não seria obra minha, mas o próprio Cristo que age por mim.

SST.: Mais alguma palavra?
Pe. João Paulo: Na transubstanciação, tudo fez sentido: o chamado, a vocação, o tempo de formação no seminário, as ordenações diaconal e presbiteral, minha vida inteira. Tudo o que sou se resumiu ali. Aquele pão e aquele vinho se tornaram o centro do universo naquele momento. Compreendi que nada pode existir longe da Eucaristia e tudo converge para ela. Céus e terra se ligam. Emanuel, o Deus Conosco, de fato está conosco… Acho que compreendi um pouquinho. A frase de São Paulo nunca fez tanto sentido: o viver é Cristo.

* O padre João Paulo recebeu o uso de ordens do bispo diocesano e a nomeação como Administrador da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus no município de Marabá Paulista, onde já atuava desde a sua ordenação diaconal, no mês de dezembro passado.

• Sou Cida Rocha, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.
    Rc Cursos Online comentou em: 22/06/2020