Colégio Cristo Rei acolheu a reunião geral do clero

Na pauta, diversos assuntos administrativos e pastorais

12/04/2017 - Atualizado em 14/04/2017 | Por: Pascom

Instruções sobre obrigatoriedade da delcarção do IR

A reunião geral ordinária do clero de Presidente Prudente aconteceu na quarta-feira, 12, de 9h às 13h30min,  nas dependências do Colégio Cristo Rei – das irmãs missionárias Beneditinas de Tutzing – no centro da cidade. Já se tornou tradicional que na quarta-feira santa as religiosas acolham o clero e ofereçam um almoço festivo pelo dia da instituição do sacerdócio.

Após a oração inicial, conduzida pelo Monsenhor Mauro Laércio, cuja reflexão versou sobre a campanha da fraternidade 2017, e da reflexão do bispo diocesano sobre o papel do padre confessor, na pauta da reunião, assuntos administrativos, como o plano de saúde regulamentado, a declaração de imposto de renda dos padres, o seguro frota dos veículos da Diocese a serviço das paróquias, seminário e da cúria diocesana. Por fim, comunicações diversas sobre encontros de formação, cartilha vocacional, casa de recuperação de dependentes químicos em Tarabai (Narandiba), movimentos, pastorais e serviços.

Os diáconos Ricardo Abraham e Helitom Bigas falaram sobre sua experiência ministerial desde a ordenação e foram ‘submetidos’ à consulta aos padres sobre a ordenação presbiteral. Ambos foram aprovados e já têm data para serem ordenados padres. A do diácono Ricardo, dia 11/5, às 19h30min, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Presidente Venceslau – e a do diácono Helitom, dia 19/5, às 19h30min, na Catedral São Sebastião.

Outro assunto apresentado foi a “determinação diocesana”, assinada por dom Benedito Gonçalves dos Santos, datada aos 7 de abril corrente, com a nomeação do Monsenhor Miguel Valdrighi, vigário-geral, para a função de “assistente eclesiástico diocesano” do “Instituto Cristandade”. A determinação normatiza a presença de padres ou de outras pessoas vindas de outras dioceses ao Instituto: é preciso “pedir as devidas licenças” ao assessor eclesiástico.

O clero também recebeu uma comitiva do movimento “O Timburi é nosso”, ocasião em que dom Benedito deu ciência aos padres sobre a carta de sua autoria enviada ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, pedindo que o centro de gerenciamento de resíduos (Aterro Sanitário) não seja instalado naquele bairro rural.

Ao final da reunião, dom Benedito abençoou os padres e todos confraternizaram.