Diocese

Bispo diocesano escreve aos católicos sobre eleições 2018

A carta é digida aos Sacerdotes, Religiosos (as) e Fiéis Leigos(as) da Diocese de Presidente Prudente

28/09/2018 - Atualizado em 28/09/2018 | Por: Pascom

Dom Benedito e Padres durante a Reunião Geral do Clero. Cúria Diocesana, 25/Set./2018.

Dirigida “aos Sacerdotes, Religiosos (as) e Fiéis Leigos(as) da Diocese de Presidente Prudente”, intitulada “Política é arte de trabalhar pelo bem comum”, dom Benedito Gonçalves dos Santos divulgou na quinta-feira, 27 de setembro, uma carta na qual ressalta que “o campo Político é próprio da vocação leiga” e todo batizado está “convidado a exercer sua vocação cristã”.

O bispo diocesano constata o “cenário Político nacional está muito turbulento”. Para ele, há “crises no campo moral, social e político”. Além de pedir votos para “candidatos que sejam ficha limpa”, dom Benedito aconselha votar em candidatos estaduais e federais “de nossa região”.

Por fim, considera que o sacerdote como cidadão deve votar seguindo a sua consciência, e como diretor espiritual, “não pode manifestar publicamente, muito menos em redes sociais, qualquer apoio a candidatos ou partidos políticos”. Conduta diferente, “deve ser reprovada pela comunidade local”. Leia a íntegra:

Aos Sacerdotes, Religiosos (as) e Fiéis Leigos(as) da Diocese de Presidente Prudente.

“Política é arte de trabalhar pelo bem comum”

Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Bispo Diocesano de Presidente Prudente, serve-se da presente, para declarar que a Igreja não tem opção partidária; e que o campo Político é próprio da vocação leiga, onde cada batizado é convidado a exercer sua vocação cristã, como “sal da terra e luz do mundo” procurando assim orientar todo seu agir segundo o coração de Deus, dando assim as realidades terrenas o tempero divino, manifestando a luz celeste.

Como o cenário Político nacional está muito turbulento, com crises no campo moral, social, e político, onde a cada momento contemplamos denúncias de corrupção, envolvendo políticos e lideranças nacionais; é importante que cada eleitor exerça livremente a sua cidadania, votando em candidatos que sejam ficha limpa, que tenham condutas e valores morais cristãos, promovam e defendam a vida e a família, trabalhando pelo bem comum da comunidade. Aconselho que cada fiel da nossa diocese, vote em candidatos estaduais e federais de nossa região, para que represente-nos na Câmara estadual e federal, que preencham os requisitos acima.

O sacerdote, por ser cidadão, tem o direito e dever de votar de acordo com a sua consciência, instruindo os fiéis a exercerem sua cidadania, porém como são diretores espirituais e estão à frente de uma comunidade cristã, onde deve trabalhar para que implante a unidade, a justiça e a paz, não pode manifestar publicamente, muito menos em redes sociais, qualquer apoio a candidatos ou partidos políticos sejam da situação ou oposição, evitando assim escândalos e divisões na comunidade. Qualquer conduta de sacerdotes que contrarie as orientações acima, deve ser reprovada pela comunidade local.

Fraternalmente, em Cristo Jesus,
DOM BENEDITO GONÇALVES DOS SANTOS,