Diocese

Bispo diocesano escreve aos católicos sobre eleições 2018

A carta é digida aos Sacerdotes, Religiosos (as) e Fiéis Leigos(as) da Diocese de Presidente Prudente

28/09/2018 - Atualizado em 28/09/2018 | Por: Pascom

Dom Benedito e Padres durante a Reunião Geral do Clero. Cúria Diocesana, 25/Set./2018.

Compartilhe em suas redes sociais!

Dirigida “aos Sacerdotes, Religiosos (as) e Fiéis Leigos(as) da Diocese de Presidente Prudente”, intitulada “Política é arte de trabalhar pelo bem comum”, dom Benedito Gonçalves dos Santos divulgou na quinta-feira, 27 de setembro, uma carta na qual ressalta que “o campo Político é próprio da vocação leiga” e todo batizado está “convidado a exercer sua vocação cristã”.

O bispo diocesano constata o “cenário Político nacional está muito turbulento”. Para ele, há “crises no campo moral, social e político”. Além de pedir votos para “candidatos que sejam ficha limpa”, dom Benedito aconselha votar em candidatos estaduais e federais “de nossa região”.

Por fim, considera que o sacerdote como cidadão deve votar seguindo a sua consciência, e como diretor espiritual, “não pode manifestar publicamente, muito menos em redes sociais, qualquer apoio a candidatos ou partidos políticos”. Conduta diferente, “deve ser reprovada pela comunidade local”. Leia a íntegra:

 

Aos Sacerdotes, Religiosos (as) e Fiéis Leigos(as) da Diocese de Presidente Prudente.

 

“Política é arte de trabalhar pelo bem comum”

 

Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Bispo Diocesano de Presidente Prudente, serve-se da presente, para declarar que a Igreja não tem opção partidária; e que o campo Político é próprio da vocação leiga, onde cada batizado é convidado a exercer sua vocação cristã, como “sal da terra e luz do mundo” procurando assim orientar todo seu agir segundo o coração de Deus, dando assim as realidades terrenas o tempero divino, manifestando a luz celeste.

Como o cenário Político nacional está muito turbulento, com crises no campo moral, social, e político, onde a cada momento contemplamos denúncias de corrupção, envolvendo políticos e lideranças nacionais; é importante que cada eleitor exerça livremente a sua cidadania, votando em candidatos que sejam ficha limpa, que tenham condutas e valores morais cristãos, promovam e defendam a vida e a família, trabalhando pelo bem comum da comunidade. Aconselho que cada fiel da nossa diocese, vote em candidatos estaduais e federais de nossa região, para que represente-nos na Câmara estadual e federal, que preencham os requisitos acima.

O sacerdote, por ser cidadão, tem o direito e dever de votar de acordo com a sua consciência, instruindo os fiéis a exercerem sua cidadania, porém como são diretores espirituais e estão à frente de uma comunidade cristã, onde deve trabalhar para que implante a unidade, a justiça e a paz, não pode manifestar publicamente, muito menos em redes sociais, qualquer apoio a candidatos ou partidos políticos sejam da situação ou oposição, evitando assim escândalos e divisões na comunidade. Qualquer conduta de sacerdotes que contrarie as orientações acima, deve ser reprovada pela comunidade local.

Fraternalmente, em Cristo Jesus,
DOM BENEDITO GONÇALVES DOS SANTOS,
Bispo Diocesano de Presidente Prudente

 


Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Data do Evento