Paróquia

É a Páscoa do Senhor

Equipe de liturgia reuniu-se com o padre para encaminhar as muitas celebrações da Semana Santa

04/04/2017 - Atualizado em 15/04/2017 | Por: Pascom

Equipe Paroquial de Liturgia

A Semana Santa é sem dúvida o momento mais especial de todo o Ano Litúrgico. Nela está condensado o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. As cerimônias são eloquentes nos sinais e a concentração de variados gestos expressa simbolicamente o quão rica é a Páscoa do Senhor.

Prova disso são as leituras bíblicas, as procissões (do encontro, do Senhor Morto, a Via-Sacra, do Ressuscitado), as músicas (louvor, lamento, proclamação, aleluia, glória), os silêncios, o lava-pés, a partilha, os sacramentos, a morte, a vida, a vigília, a adoração, a água, o fogo novo, o círio, a matraca, o batismo, a renovação das promessas batismais e da vida, o espírito de amor que envolve cada gesto de Jesus e da comunidade orante e celebrante. Tudo tão intenso e forte.

Considerando todos esses elementos, a equipe paroquial de liturgia (EPL) reuniu-se com o pároco para ‘amarrar as pontas’ das muitas funções a serem desempenhadas. Num bate-papo cujos conteúdos eram de revisão do sentido, estabelecimento de cronogramas e textos, bem como, de orientação das equipes envolvidas, tudo transcorreu em harmonia.

Ao final da reunião no Centro Catequético, na segunda-feira 3 de abril, todos saíram ‘ocupados’ pelos trabalhos a serem feitos por causa da fé, pensando na comunidade que se reunirá para celebrar e na simplicidade e beleza de cada gesto.

Padre Sandro ressaltou a necessidade de que se incentive os participantes das cerimônias a que “venham bem dispostos, sem pressa, descansados e desejos de vivenciar os últimos passos de Nosso Senhor Jesus Cristo entre nós e de testemunhar a sua ressurreição”, ao que acrescentou, “será uma grande experiência de fé a ecoar pelo restante dos dias do Ano Litúrgico”.

Por fim, o pároco do Santuário, manifestou a sua confiança em todas as pessoas envolvidas nas equipes que ajudarão a comunidade a bem celebrar esses dias. “Todos são dispostos, interessados, inteligentes, criativos e crentes. Certamente, teremos uma bonita celebração da Semana Santa em nossa paróquia”, finalizou.