Paróquia

31/12/2021 - Atualizado em 31/12/2021 | Por: Pascom

Relicário de São Luís e Santa Zélia - pais de Santa Teresinha

“DEUS EM PRIMEIRO LUGAR”

No domingo, 19 de dezembro, às 8h, dom Benedito Gonçalves dos Santos presidiu à Santa Missa na qual foram apresentas à comunidade as Relíquias (de primeiro grau) de São Luís Martin e Santa Zélia Guérin (pais de Santa Teresinha). Padre Sandro Rogério dos Santos, pároco deste Santuário diocesano, concelebrante disse: “Os fieis devotos que quiserem poderão fazer aqui a veneração das Santas Relíquias daqueles que Santa Teresinha disse: “Deus me deu pais mais dignos do céu que da terra”. De fato, uma família marcada pela presença de Deus. Rezemos aos Santos Luís e Zélia pelas famílias, pelos filhos, pelos pais, pelos esposos, pelos irmãos.” E desejou: “que as famílias encontrem neste santo casal – o primeiro a ser canonizado numa mesma cerimônia – um exemplo de vida e intercessores fieis.”

Oração a São Luís e Santa Zélia

Santos Luís e Zélia Martin, após sentirdes o desejo de vida religiosa, ouvistes o chamado do Senhor para a vocação do casamento. Sois os “pais sem igual” de quem vossa filha Santa Teresinha do Menino Jesus fala; os afortunados pais de Leônia, a Serva de Deus, Irmã Francisca Teresa; de Maria, Paulina e Celina, transplantadas para o Monte Carmelo; e dos quatro filhos tirados de vosso afeto na juventude: Helena, José, João Batista e Melânia Teresa. Destes toda a glória a Deus através de vosso trabalho humilde e paciente, do compromisso com os pobres e de vossa vida familiar, onde reinava a felicidade de amar e ser amado. Vivestes a vida cotidiana concretamente através das alegrias e tristezas de vossa existência. Amai-nos como a vossos próprios filhos, com o coração de um pai e o coração de uma mãe, porque sois amigos de Deus. Ouvi nossa oração e nosso pedido (fazer o pedido) e intercedei por nós junto a Deus Pai, através de Jesus Cristo, Nosso Senhor, a graça do Espírito Santo. Amém.

Acima, fotos da Santa Missa. Abaixo, uma breve biografia:

São Luís Martin e Santa Zélia Guérin
(Pais de Santa Teresinha – 12 de julho)

Luís José Estanislau Martin nasceu em Bordeaux (22/8/1823). Zélia Maria Guérin nasceu em Saint-Denis-sur-Sarthon (23/12/1831). Ele relojoeiro, ela bordadeira, ambos franceses, casaram-se em Alençon (13/7/1858). Adotaram por lema: “Deus em primeiro lugar”. Reconheceram em Deus a fonte e o caminho do amor e deram testemunho de caridade sem fim junto de seus nove filhos (quatro mortos ainda crianças; as cinco restantes, todas religiosas; dentre elas, Teresinha do Menino Jesus). Envolvidos pela fé na vida da Igreja, eles atravessaram as numerosas provações da existência com coragem e esperança. Quando Zélia morreu com câncer em 1877, a família se instalou em Lisieux onde surgirão as vocações religiosas de cada uma de suas 5 filhas. Beatificados em Lisieux (19/10/2008), foram canonizados no Vaticano pelo Papa Francisco (15/10/2015) – sendo na história da igreja o primeiro casal de cônjuges canonizados juntos numa mesma cerimônia. Levaram uma vida matrimonial exemplar: missa diária, oração pessoal e comunitária, confissão frequente, participação na vida paroquial, atenção aos enfermos e pobres.

Invoque-os em favor dos casais e da família pela sua santificação.
Fotos das Relíquias dos Santos Luís e Zélia. Venere-as aqui no Santuário diocesano de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.