Homilias

02/07/2017 - Atualizado em 11/07/2017 | Por: Pascom

São Pedro e São Paulo, Apóstolos, Colunas da Igreja

Liturgia
SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO, APÓSTOLOS (Dia do Papa)
Leituras: Atos dos Apóstolos 12,1-11; Salmo 33/34; 2 Timóteo 4,6-8.17-18; Mateus 16,13-19

I.- Antífona: Eis os santos que, vivendo neste mundo, plantaram a Igreja, regando-a com seu sangue. Beberam do cálice do Senhor e se tornaram amigos de Deus.

II.- APÓSTOLOS PEDRO E PAULO. Os santos apóstolos Pedro e Paulo são considerados duas colunas da Igreja, a quem o Senhor confiou a fé. Esta mesma fé que fora provada quando Pedro negou a Cristo e Paulo perseguia o Cristo na pessoa dos discípulos. Depois, fortalecidos na fé, mudaram radicalmente, ao ponto de dedicarem toda a sua vida à difusão do evangelho. Podemos aprender deles como permitir a Cristo tomar posse de nós, de tal forma que vivamos para Ele e para a sua Igreja e assim estejamos dispostos a sofrer pela mesma fé. Demos graças ao Senhor por nos dar tão grandes apóstolos.

III.- Leituras: 1) O Evangelho não pode ser aprisionado. Pedro é preso por pregar a mensagem libertadora de Cristo. Enquanto a jovem igreja intercede por Pedro, Deus liberta o seu apóstolo fiel, afinal de contas, o evangelho não pode ficar aprisionado. 2) Um apóstolo fiel ao Deus fiel. Ao final de sua vida, Paulo pode testemunhar a sua fidelidade ao Senhor que, por sua vez, foi fiel a Paulo especialmente dando-lhe forças. Agora, Paulo espera com ânsia encontrar-se com o Senhor para sempre. 3) Pedro, a rocha. Pedro, o homem de fé que reconhece o Cristo como Messias, é constituído a rocha sobre a qual o Senhor construiu sua Igreja, e à qual jamais abandonará. Pedro é para a Igreja o centro da fé, da autoridade e da unidade.

IV.- Oração: Senhor nosso Deus, concedei-nos os auxílios necessários à salvação pela intercessão dos apóstolos são Pedro e são Paulo, pelos quais destes à vossa Igreja os primeiros benefícios da fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

V.- Para o caminho: Abençoados pelo Senhor, sejamos a Igreja de Pedro, firme na fé, construída sobre a rocha, unida como o Corpo de Cristo, aquela que não se pode vencer; sejamos também a Igreja de Paulo, dinâmica, sem fronteiras, inquieta até que Cristo seja conhecido e acolhido por todos.

Padre Sandro Rogério dos Santos, Pároco de Santa Teresinha (Jd. Maracanã)
«Domingo sem missa é semana sem Graça, sem alegria nem paz!»
 @padre_sandro – Facebook www.facebook.com/padresandrorogerio