Homilias

Lázaro, vem para fora!

V Domingo do Tempo Quaresmal

03/04/2017 - Atualizado em 13/04/2017 | Por: Pascom

Jesus Ressuscita Lázaro

Compartilhe em suas redes sociais!

V DOMINGO DA QUARESMA
«Se o grão de trigo não morrer…»
— Ezequiel 37,12-14; Salmo 129/130; Romanos 8,8-11; João 11,1-45 (ou 11,3-7.17.20-27.33-45).

Ecos litúrgicos

Lázaro, vem para fora!

Falar de morte é um assunto que desagrada a todo mundo! Porque geralmente se tem da morte uma ideia muito negativa: que é destruição, fim, ponto final das esperanças. Mas isso não é verdade, pois na morte está embutida a semente da vida. É da morte do grão de trigo que surge novamente a vida, como disse Jesus. A Palavra de Deus deste quinto domingo da Quaresma reflete sobre esse tema.

A mensagem central é exatamente essa: a vida vence a morte, pois morrer é ressuscitar. Por isso não é importante você ficar preocupado discutindo se Jesus ressuscitou mesmo Lázaro, morto há quatro dias e se ele saiu mesmo do sepulcro e foi em seguida jantar com Jesus na casa de suas irmãs (12,1-3)!

A narração quer sublinhar que a morte não é o fim. Ela é ponte, é trampolim que nos arremessa para a imensidão de vida que é Deus. No morrer, nós ressuscitamos. No morrer, apenas desvestimos um corpo mortal e somos revestidos de um corpo novo, imortal, glorioso, transfigurado, como o de Jesus ressuscitado.

A narrativa de João sobre a ressurreição de Lázaro é uma bela página literário-teológica para revelar essa verdade. Quem morre não é a pessoa, é o corpo. E a Liturgia da missa em memória dos falecidos diz exatamente isso: “Senhor, para quem crê em Vós, a vida não é tirada mas transformada e desfeito um corpo mortal lhe é dado nos céus um corpo imperecível”.

Essa verdade evangélica descarta claramente a ideia de reencarnação. No evangelho de hoje a frase central é de Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem acredita em mim, mesmo que morra, viverá. E todo a aquele que vive e acredita em mim, não morrerá jamais” (11,21-16).

Padre Sandro Rogério dos Santos
Pároco

 


Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Data do Evento