Homilias

II DOMINGO DA PÁSCOA
DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA
Leituras: Atos dos Apóstolos 2,42-47; Salmo 118; 1 Pedro 1,3-9; João 20,19-31

I.- Antífona de Entrada: Como crianças recém-nascidas, desejai o puro leite espiritual para crescerdes na salvação, aleluia! (1Pd 2,2)

II.- Não tenham medo: a paz esteja com vocês! Para as pessoas que tem medo é difícil manter-se firme naquilo em que creem, assim como é difícil falar abertamente de suas convicções. Para os que sofreram muito ou passam por duras aflições e maus, é difícil aceitar que as coisas possam mudar para melhor e que nossa miséria e feridas possam ajudar a aliviar o peso dos outros. Tudo isso é possível quando encontramos o Senhor glorioso. Ele mostra as suas feridas e, ainda assim, é o Senhor glorioso. Suas feridas nos saram. E na eucaristia, Ele nos envia a anunciar a sua mensagem de alegria.

III.- Leituras: 1) Uma comunidade modelo de fé. São Lucas descreve como os primeiros cristãos intencionaram ser uma comunidade de fé. Oravam, juntos, compartilhavam a eucaristia, preocupavam-se com os necessitados entre eles. 2) A alegria da fé. Para os cristãos, a fonte de alegria é sua fé no Senhor ressuscitado, atesta São Pedro. Porém, a fé nunca está dada de todo segura, pois os cristãos estão sempre a caminho, com sua fé provada, exposta às provas da vida. 3) Felizes os que creem sem ver. O apóstolo São Tomé não pode acreditar até que, reunido com os outros apóstolos, encontrou o Senhor ressuscitado na comunidade.

IV.- Oração: Ó Deus de eterna misericórdia, que reacendeis a fé do vosso povo na renovação da festa pascal, aumentai a graça que nos destes. E fazei que compreendamos melhor o batismo que nos lavou, o espírito que nos deu nova vida e o sangue que nos redimiu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

V.- Para o caminho: Como o Pai O enviou, Cristo nos envia. Levemos Cristo conosco no dia a dia. Que Ele seja visível em nosso espírito de fé, valores, bondade e amor que reflete o amor serviçal de Deus.

Tags: