Rezar pelos mortos

30/10/2021 - Atualizado em 30/10/2021 | Por: Pascom

Enterrar e Rezar pelos mortos

Uma obra de misericórdia corporal é enterrar os mortos – prática atestada pela tradição desde o início do cristianismo. Todos os dias, na celebração seja da Eucaristia, seja das Vésperas, a Igreja nunca deixa de dirigir as suas súplicas ao Senhor: “Lembrai-vos, ó Pai, dos […] que partiram desta vida, marcados com o sinal da fé. A Eles, e a todos os que adormeceram no Cristo, concedei a felicidade, a luz e a paz”. No Guia de Curiosidades Católicas, Evaristo Eduardo de Miranda apresenta com linguagem acessível e bom humor variados temas; seguem dois sobre as comemorações de Finados.

Rezar para os mortos ou pelos mortos? Para a Igreja Católica, nos céus não tem santo, santinho ou santão. Só tem santo. Tudo igual. Feito gente. Não existe homem, sub-homem, super-homem, raça ou sub-raça. São todos iguais. E todos juntos, agindo neste mundo e nos céus. Ninguém se salva sozinho. Conversão e salvação não são obra individual. A pessoa não se salva, por mera ou muita força de vontade. Todos são salvos pela graça de Deus, auxiliados pelos seus irmãos, o chamado corpo místico de Cristo, a Igreja. Na comunhão dos santos, uns oram pelos outros. Assim na terra, como nos céus. Os católicos não rezam para os mortos, mas pelos mortos. Pela conversão plena dos vivos e falecidos. Como na eternidade não há tempo, nem passado, nem futuro, quem passou desta para a melhor recebe sempre no presente as orações. E como santos que são, também rezam conosco e pelos vivos.

Para que serve o Dia de Finados? Além de ajudar no comércio de flores, o Dia de Finados permite aos descendentes lembrarem-se de seus ascendentes. Ninguém é filho do nada. Todos tiveram pais, avós, bisavós e parentes. Eles nos antecederam e tornaram nossa existência possível. Os orientais praticam um verdadeiro culto aos ancestrais. Talvez por isso, Finados é o mais universal dos feriados. É mais celebrado que o dia internacional do trabalho. O Dia dos Fiéis Defuntos ou de Finados é celebrado pela Igreja Católica em 2 de novembro, logo após o dia de Todos os Santos. As pessoas vão aos milhares nos cemitérios homenagear seus mortos. Limpam sepulturas, fazem orações, levam flores, encontram familiares, conversam e participam das celebrações religiosas. As velas acesas recordam: a luz dos falecidos não se apagou. A luz dos seus bons exemplos ainda ilumina a vida das pessoas. E as flores simbolizam a esperança da ressurreição. Plantados como sementes, regados com as lágrimas, para os católicos, os finados florirão no jardim do Senhor.

Com amor, respeito e admiração, rezemos pelos mortos. Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!

* Padre Sandro Rogério dos Santos (30/10/2021)

• […] »» LEIA artigos do Padre Sandro clicando sobre o título: 1- Enterrar os mortos 2- Lembrança dos mortos 3- Rezar pelos mortos […]
    Santuário Santa Teresinha » Finados, celebrações, artigos, curiosidades comentou em: 30/10/2021