Jesus Cristo é Missão

30/10/2021 - Atualizado em 30/10/2021 | Por: Pascom

Mês Missionário 2021

O presente texto baseia-se em artigo divulgado na revista SIM, das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no Brasil. O Dia Mundial das Missões (DMM) –celebrado no penúltimo domingo de outubro– foi instituído pelo Papa Pio XI em 1926. Visando a despertar a consciência da missão ‘ad gentes’, desde 1972 no Brasil é celebrado um mês missionário. A Campanha Missionária Nacional diz respeito à animação desse mês com oração (que é a primeira obra missionária), testemunhos e ajuda material.

Os Papas, desde 1963, escrevem uma mensagem para motivar o DMM. De acordo com São João Paulo II: “O DMM, orientado à sensibilização para a questão missionária, mas também para a coleta de fundos, constitui momento importante na vida da Igreja, porque ensina como dar a contribuição: na celebração eucarística, ou seja, como oferta a Deus, e para todas as missões do mundo” (Redemptoris Missio, 81).

“O Dia visa, sobretudo, a formação da consciência missionária no seio de todo o Povo de Deus, tanto dos indivíduos quanto das comunidades, o cultivo das vocações missionárias, o progressivo crescimento da cooperação espiritual e material, a atividade missionária em toda a sua dimensão eclesial… [e] a difusão… da doutrina sobre o universalismo missionário…” (São Paulo VI, Mensagem DMM 1976).

Celebrar esse dia, segundo Francisco, “significa reafirmar que a oração, a reflexão e a ajuda material são oportunidades para participar ativamente da missão de Jesus em sua Igreja. A caridade manifestada nas coletas das celebrações litúrgicas do terceiro domingo de outubro tem por objetivo sustentar o trabalho missionário…” (Mensagem DMM 2021).

Neste ano, o Mês Missionário tem como tema: “Jesus Cristo é missão”, e lema: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” (At 4,20). Já que “a pandemia desmascarou nossas falsas seguranças e desnudou nossa fragilidade humana”, a campanha destaca o testemunho de missionários da compaixão e da esperança; pessoas anônimas na linha de frente no combate à pandemia: profissionais da saúde, famílias enlutadas, educadores e agentes de pastoral, testemunhos de esperança, que não ficaram indiferentes diante dos gritos por compaixão. Elas nos inspiram a viver o mês missionário e a colaborar com a missão além-fronteiras.

O gesto concreto da coleta financeira (24/10) é destinado à missão da compaixão. Que São Francisco Xavier e Santa Teresinha, padroeiros da missão, nos inspirem a ser missionários da compaixão e da esperança num mundo carente de Deus e de bens materiais necessários à subsistência da vida. Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!

ORAÇÃO DO MÊS MISSIONÁRIO

Deus Pai, Filho e Espírito Santo, comunhão de amor, compaixão e missão. Nós te suplicamos: Derrama a luz da tua esperança sobre a humanidade que padece a solidão, a pobreza, a injustiça, agravadas pela pandemia. Concede-nos a coragem para testemunhar, com ousadia profética e crendo que ninguém se salva sozinho, tudo o que vimos e ouvimos de Jesus Cristo, missionário do Pai. Maria, mãe missionária, e São José, protetor da família, inspirem-nos a sermos missionários da compaixão e da esperança. Amém.

* Padre Sandro Rogério dos Santos (16/10/2021)