Artigos

Lembrança dos mortos

30/10/2021 - Atualizado em 30/10/2021 | Por: Pascom

Finados - Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos

Compartilhe em suas redes sociais!

Recordar os mortos faz parte da vida. No dia 1º de novembro a Igreja celebra todos os santos, e no dia 2, todos os falecidos. As duas festas estão interligadas. A de Todos os Santos dirige nosso olhar para o céu. Celebramos em comunhão com todos os santos; é uma festa plena de esperança. Mostra-nos que também nossa vida é santa e será santificada, se nós –como os santos– entregarmos nossa fragilidade ao amor santificador de Deus. O Dia de Finados nos convida a pensarmos nos falecidos e tomarmos consciência de nossa comunhão com eles. Em muitos lugares, como aqui em Presidente Prudente, há celebrações da Santa Missa no próprio cemitério – que fica repleto de pessoas.

O argumento e parte do texto de hoje é do monge Anselm Grün no livro “50 rituais para a vida” (Vozes). O autor conta que em sua família havia a tradição de no dia de finados tomar o café da tarde juntos com os irmãos distantes que vieram para visitar o cemitério. Recordavam agradecidos os falecidos da família e o significado deles na vida de cada um, inserindo-os na vida. Há, entretanto, outro ritual, que vem a seguir:

– Acenda em sua casa, no Dia de Finados, velas para os falecidos que você gostaria de recordar; – imagine que os falecidos enchem a casa com seu amor e trazem luz em sua escuridão e calor em seu esquecimento. – você irá sentir sua casa de maneira diferente e nova; – você irá tomar parte em todas as experiências que os falecidos fizeram e os levaram para Deus; – pergunte-se o que os falecidos gostariam de dizer a você. O que você está precisando para seu caminho, daquilo que se destacou na vida de seus falecidos; – que palavras lhe vêm à mente, daquelas que seus pais usavam para reagir frente a dificuldade? – que expressões eram típicas deles, que os ajudaram a vencer na vida? – se você quiser, pode ir também à igreja e colocar uma vela aos falecidos em frente ao altar de Nossa Senhora. Olhe para a imagem da Virgem Maria. Assim como ela segura amorosamente seu filho nos braços, assim descansa o falecido para o qual você rezou e de quem se lembrou, nas mãos maternais de Deus. – vá ao cemitério visitar os túmulos onde descansam os entes queridos. Pense, diante do túmulo, qual foi a mensagem que esta pessoa deixou para você por sua vida e por sua morte. Pense, em seu túmulo, na característica da pessoa. Qual era a imagem única que ela incorporou em sua vida? – por fim, pense em sua própria morte e pergunte-se: que marcas eu gostaria de deixar no mundo? Como eu gostaria de viver hoje, se este fosse meu último dia?

Alimente pensamentos essenciais que sustentam sua vida. Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!

* Padre Sandro Rogério dos Santos (23/10/2021)


  • […] LEIA artigos do Padre Sandro clicando sobre o título: 1- Enterrar os mortos 2- Lembrança dos mortos 3- Rezar pelos […]
    Santuário Santa Teresinha » Finados, celebrações, artigos, curiosidades comentou em: 30/10/2021
  • […] Enterrar os mortos 2- Lembrança dos mortos 3- Rezar pelos […]
    Santuário Santa Teresinha » Finados, celebrações, artigos, curiosidades comentou em: 30/10/2021
  • Deixe um comentário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Data do Evento