Com Ele, venceremos!

16/04/2017 - Atualizado em 22/04/2017 | Por: Pascom

Jesus Ressuscitou, Aleluia!

* Padre Sandro Rogério dos Santos

A experiência pascal deve reacender a chama da esperança por uma vida nova que os desmandos diários, a violência quotidiana, a banalização do mal e tantas outras formas de ‘água fria’ a apagou. Jesus de Nazaré foi um homem poderoso em palavras e ação, passou pelo mundo fazendo o bem, distribuiu a Boa Nova e formou discípulos e apóstolos para serem sal da terra e fermento na massa.

O Nazareno caminhou com pés humanos, olhou com olhos humanos, sentiu com coração humano. Viveu como homem semelhante a nós em tudo, menos no pecado. Um mestre distinto de todos os outros do seu tempo, assumiu o lugar do escravo ao abaixar-se para lavar os pés dos seus discípulos. Pedro até titubeou, mas acabou cedendo àquele eloquente gesto de humildade e amor.

O mestre da Galileia foi às periferias da existência – desde o seu nascimento – procurando resgatar e salvar toda gente que por motivos mil e vis foi deixada à margem, tal como a ovelha desgarrada. Chamou pecadores para segui-Lo, não receou de entrar em casa de pecadores públicos nem de se deixar tocar por gente impura, não se irritou de que o interrompessem no caminho nem deixou de confrontar com a verdade todos quantos quiseram impor-lhe uma armadilha.

Jesus Cristo foi enviado por Deus por amor para salvar o mundo. Ele não veio para condenar. Há muito mais alegria no céu por um pecador que se converte e vive. E Deus quer a conversão, não a morte, do pecador. O evangelista João diz que a luz veio para os seus, mas os seus a rejeitaram. A pessoa do Cristo é o próprio juízo de Deus. Aceitá-lo, caminhar com Ele, deixar-se formar em sua escola de amor compassivo, anunciá-lo pela palavra e pelo exemplo ao mundo em derredor.

O Verbo de Deus encarnado experimentou, de fato, a humanidade em sua vida. Esteve cercado de gente com as qualidades de ‘gente’ e por isso sofreu rejeição, negação, traição, perseguição, julgamento, escárnio, violência física, psicológica e moral. Por fim, a morte injusta. Mas a Palavra de Deus feita carne ensinou até mesmo na hora improvável. Confiou no Pai, pediu perdão para os seus algozes, entregou-se em silêncio obediente…

Olhemos em derredor. Liguemos a televisão, acessemos um site noticioso, alcancemos um jornal ou revista, escutemos o rádio. Violência. Morte. Guerra. Imigração. Indiferença. Intolerância. Doença. Desemprego. Miséria. Fome. Alta corrupção na política. Desalento. Olhemos também para dentro de nós mesmos e, espanto!, quanto disso tudo nos habita?

Jesus não fugiu do seu caminho. Deu passos firmes em direção ao cumprimento de sua missão – de resgatar e salvar – ainda que passasse pelo patíbulo, pelo horror da miséria humana em estado puro. Ele desceu aos infernos, aos escombros da morte. Ficou lá. Mas, o Pai o resgatou. O amor do Filho não foi em vão nem se fez dividido. O amor do Pai não falhou, atuou poderosamente. Devolveu vida ao Filho.

Ressuscitado, Ele já não morre mais. Ressuscitado, Ele garante acesso à vida nova e eterna a todos os que Lhe pertencem. Ressuscitado, Ele sinaliza por onde devem caminhar todos aqueles que são seus. Ressuscitado, a porta foi aberta definitivamente. A esperança é a marca de quem caminha com Ele. A morte não tem a palavra final. O ódio e a vingança não têm espaço no seu Reino. O amor vencerá, sempre!

Celebremos o primeiro dia da nova criação. O Domingo é o primeiro dia semana, o dia do ressuscitado. Aleluia! Alegria! Ressuscitados, testemunhemos a vida nova, apesar de todos os pesares. Feliz Páscoa!

Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!