A Sagrada Eucaristia

11/06/2017 - Atualizado em 11/06/2017 | Por: Pascom

Eucaristia - Presença Real de Jesus

* Padre Sandro Rogério dos Santos

O Catecismo Jovem (YouCat) afirma que “a Sagrada Eucaristia é o Sacramento em que Jesus Cristo entregou o Seu corpo e o Seu sangue – Ele próprio – por nós, para que também nos entreguemos a Ele em amor e nos unamos a Ele na Sagrada Comunhão. Assim, nos ligamos ao corpo único de Cristo, a Igreja”. A Eucaristia é, depois do Batismo e da Confirmação, o terceiro sacramento da iniciação cristã da Igreja Católica. A Eucaristia é o misterioso centro de todos estes sacramentos, pois a imolação histórica de Jesus na cruz torna-se presente, de uma forma oculta e incruenta, durante a consagração do pão e do vinho.

A Eucaristia é, portanto, ‘fonte e centro de toda a vida cristã’ (LG, 11). Tudo aponta para ela; aliás, não há nada maior que se possa alcançar. Quando comemos o pão partido, unimo-nos ao amor de Jesus, que no madeiro da cruz nos ofereceu o Seu corpo; quando bebemos do cálice, unimo-nos Àquele que até derramou sangue durante a Sua oferta por nós. Não inventamos este rito; foi o próprio Jesus que celebrou com os Seus discípulos a Última Ceia e antecipou a Sua morte; Ele ofereceu-Se aos Seus discípulos sob os sinais do pão e do vinho e exortou-os a celebrarem a Eucaristia a partir de Sua morte: “Fazei isto em memória de mim!” (1 Cor 11,24).

Eucaristia é ‘ação de graças’. Originalmente, era a oração de ação de graças que, na Liturgia da Igreja primitiva, precedia a consagração do pão e do vinho. Posteriormente, a palavra foi conferida a toda a celebração da Santa Missa. Na celebração da Eucaristia a Igreja torna-se Igreja. Somos Igreja, não porque pagamos o culto ou a côngrua, porque nos damos bem ou porque nos deparamos casualmente numa comunidade, mas porque na Eucaristia recebemos o corpo de Cristo e somos transformados sempre naquele que recebemos.

Ensina Santa Teresa de Calcutá: “a vossa vida deve ser tecida à volta da Eucaristia. Dirigi os vossos olhos para Ele, que é a Luz! Aproximai bem os vossos corações do Seu divino coração! Pedi-Lhe a graça de O conhecer, o amor para O amar, a coragem de O servir! Procurai-O ansiosamente”. Ademais, “não podemos separar a nossa vida da Eucaristia. No momento em que o fizéssemos, quebrar-se-ia algo. As pessoas perguntam-nos: ‘onde têm as irmãs a alegria e a força para fazer o que fazem?’ A Eucaristia contém mais que aquilo que se recebe; contém também o silêncio da fome de Cristo. Ele diz: ‘Vinde a Mim!’ Ele tem fome de almas”.

Na quinta-feira após a solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja celebra a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue do Senhor. A festa, estendida em 1264 pelo papa Urbano IV a toda a Igreja latina, por um lado, foi uma resposta de fé e de culto a doutrinas hereges sobre o mistério da presença real de Cristo na Eucaristia; por outro, foi a coroação de um movimento de ardente devoção para com o augusto Sacramento do altar.

A procissão de Corpus Christi é o prolongamento da celebração eucarística. Logo após a Santa Missa, a Hóstia, que nela foi consagrada é levada para fora do recinto eclesial a fim de que o povo cristão ‘dê testemunho público de fé e de veneração para com o Santíssimo Sacramento’. Nela, os fiéis sentem-se ‘povo de Deus’ que caminha com o seu Senhor, proclamando a fé nele, que se tornou verdadeiramente o “Deus conosco”.

Assim, adoremos: Graças e louvores se deem a todo momento, ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento! Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!