Homilias

XV Domingo do Tempo Comum – A

17/07/2017 - Atualizado em 10/07/2018 | Por: Pascom

Semente. Planta. Copa. Raízes. Frutos.

Liturgia
XV DOMINGO DO TEMPO COMUM
Leituras: Isaías 55,10-11; Salmo 64/65,10.11.12-13.14; Romanos 8,18-23; Mateus 13,1-23 (ou Mt 13,1-9)

I.- Antífona de Entrada: Contemplarei, justificado, a vossa face; e serei saciado quando se manifestar a vossa glória (Sl 16,15).

II.- A SEMENTE DA PALAVRA. É animador ver muitas famílias respeitam e veneram a Palavra de Deus, ao ponto de terem uma Bíblia em suas casas. Espera-se, claro, que também a leiam e apliquem em suas vidas diariamente. A Palavra de Deus é poderosa e ao mesmo tempo tão humilde. Ela nos suplica a acolhamos bem e a, por favor, coloquemos em prática. Peçamos ao Senhor que está entre os que se reúnem em Seu Nome que nos permita ser tocados interiormente por esta Palavra.

III.- Leituras: 1) Palavra Criadora. O profeta Isaías anuncia uma mensagem de esperança: a Palavra de Deus sempre produz frutos e é um ato criador. A promessa de salvação de Deus se cumprirá. 2) Empenhar-se por uma Nova Criação. São Paulo anuncia uma mensagem de esperança. Somos filhos de Deus, passamos com Cristo pelo sofrimento em nosso caminho de esperança até que se manifesta para nós e para um mundo novo a libertação divina. 3) Uma semente que produz fruto. Deus semeia Sua Palavra com esperança. A Boa Notícia de salvação será eficaz em todos os que estejam dispostos a permitir que ela mude suas vidas.

IV.- Oração: Ó Deus, que mostrais a luz da verdade aos que erram para retomarem o bom caminho, dai a todos os que professam a fé rejeitar o que não convém ao cristão e abraçar tudo o que é digno desse nome. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

V.- Para o caminho: Após ouvir Jesus, a Palavra viva de Deus, e ter recebido o seu corpo e sangue, o fiel caminhará para casa (e pra vida) proclamando Sua Palavra e sendo Seu Corpo visível no mundo.

Padre Sandro Rogério dos Santos, Pároco de Santa Teresinha (Jd. Maracanã)
«Domingo sem missa é semana sem Graça, sem alegria nem paz!»
Twitter @padre Sandro – Facebook www.facebook.com/padresandrorogerio