Homilias

Liturgia
XIV DOMINGO DO TEMPO COMUM
Leituras: Zacarias 9,9-10; Salmo 144/145; Romanos 8,9.11-13; Mateus 11,25-30

I.- Antífona: Recebemos, ó Deus, a vossa misericórdia no meio do vosso templo. Vosso louvor se estenda, como o vosso nome, até os confins da terra; toda a justiça se encontra em vossas mãos (Sl 47,10s).

II.- ALEGRIA PARA OS DE CORAÇÃO HUMILDES. Quem tem consciência da própria pobreza e das cargas que precisa aguentar e carregar na vida, mas ao mesmo tempo é humilde para reconhecer suas necessidades diante dos outros, esse encontra consolação nos demais. Jesus se abaixa aos humildes. Ele nos ajuda a carregar as cruzes da vida, uma vez que reconheçamos não poder carregá-las sozinhos. Unamo-nos a Ele, ao redor de sua mesa; é dela que nos dará o alimento que fortalece.

III.- Leituras: 1) O Salvador triunfará com humildade. Nosso rei salvador nos trará a paz não com armas e poder, mas com humildade. 2) Que o Espírito de Cristo viva em vós. Segundo São Paulo, o Espírito de Cristo deve viver em nossos corações. Este Espírito nos ressuscitará para a vida eterna. 3) Sou manso e humilde de coração. Deus se entrega não aos autossuficientes, mas aos humildes, aos que abrem seu coração ao mesmo Deus. Cristo nos livrará dos pesos inventados pelos homens e os ensinará a carga suave do serviço amoroso.

IV.- Oração: Ó Deus, que pela humilhação do vosso Filho reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria e dai aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

V.- Para o caminho: Ao sair da Igreja voltamos ao mundo. Com frequência, este é manipulado pelos poderosos e violentos. Não nos filiemos a nenhum desses grupos, pois temos como Senhor, Jesus, “manso” e “humilde” de coração. Ele nos quer em seu seguimento.

Padre Sandro Rogério dos Santos
,
Pároco de Santa Teresinha (Jd. Maracanã)
«Domingo sem missa é semana sem Graça, sem alegria nem paz!»
Twitter @padre Sandro – Facebook www.facebook.com/padresandrorogerio

Tags: