Artigos

Presentes e presença

02/10/2019 - Atualizado em 02/10/2019 | Por: Pascom

mais presença, menos presente

Compartilhe em suas redes sociais!

 

As festas tradicionais do ano ganharam ao longo do tempo uma característica que se revela cada vez mais danosa aos sentimentos puros e nobres das relações interpessoais. Dar presente tornou-se obrigação. Não presenteamos gratuitamente; somos obrigados a dar alguma coisa a outra pessoa e esperamos em troca ganhar também. Criamos expectativas quanto ao que ganharemos. Falamos em trocar presentes como se isso alimentasse o dom, a gratuidade, a espontaneidade do gesto. Assim, nos vemos obrigados a presentear no aniversário, na páscoa, na formatura, no casamento, no natal. Fica mal visto aquele que chega de mãos abanando ou que dá um presente démodé. Pior, costumamos perguntar se a pessoa precisa de alguma coisa, para que o presente se torne então um investimento certo.

O jornal “El Pais” publicou na seção “psicologia” uma reportagem sobre o minimalismo cujo título é “Jogar fora um objeto por dia vai fazer você se sentir melhor” (http://goo.gl/vqlhRN). Na matéria, perguntas inquietantes, como: “Por que o supérfluo ocupa tanto espaço? Nossas posses nos possuem e escravizam? Temos coisas demais? Pertencemos a nossos pertences?” Valentina Thörner, personal organizer e especialista em produtividade, alemã residente em Barcelona, responde que “todos temos coisas demais” ao que acrescenta: “nossa cultura está orientada para o consumo desenfreado. Não só de objetos, também de tarefas e atividades. E ainda por cima temos de dormir oito horas por noite!” Relembro um conto na ânsia de encontrar rumos para a verdadeira liberdade.

Um homem já de certa idade entrou no ônibus. Enquanto subia, um de seus sapatos escorregou para o lado de fora. Mas a porta se fechou e o ônibus saiu, e não foi possível recuperá-lo. Tranquilamente, o homem retirou seu outro sapato e jogou-o pela janela. Um rapaz, vendo o que acontecera, perguntou: – “Notei o que o senhor fez. Por que jogou fora seu outro sapato?” – “Para que quem o encontrar seja capaz de usá-los. Provavelmente, apenas alguém necessitado dará importância a um sapato usado encontrado na rua. E de nada lhe adiantará apenas um pé de sapato.” Assim, o homem mostrava ao jovem que não vale à pena agarrar-se a algo simplesmente por possuí-lo, nem porque você não deseja que outro o tenha. Perdemos coisas o tempo todo. A perda pode parecer-nos penosa e injusta inicialmente, mas possibilita que mudanças, quase sempre positivas, ocorram em nossa vida.

Como o homem da história, desprendamo-nos. Seja qual for a razão que tenha feito o homem perder seus sapatos, não podemos evitar a perda de coisas. A propósito, algumas perdas são até necessárias. O homem sabia disso. Acumular posses não nos faz melhores nem faz o mundo melhor. Todos temos de decidir constantemente se algumas coisas devem manter o seu curso em nossa vida ou se estariam melhores com outros. Sabemos o quanto nos custa aprender a perder para ganhar, doar para ter, morrer para viver. E não poucos vivem de fingir não ver nem sentir e de fugir de enfrentar-se na realidade da sua condição.

Que Deus nos dê a graça do desprendimento das coisas e das pessoas. Que Ele nos ensine a buscar entre as coisas que passam, aquelas que não passam e que nos sustente o coração nas coisas do alto, lá onde está a nossa meta, a nossa morada definitiva, e onde nada do que aqui nos prende fará mais sentido. Devemos fazer dom de nossa vida, isto é, vale mais a presença do que o presente, às vezes, forçado por circunstâncias e situações. O desafio continua: amar as pessoas e usar as coisas.

Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!

* Autor: Padre Sandro Rogério dos Santos [19/12/2018]

Tags:

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Data do Evento