Santa Sé

Deserto Quaresmal

Em Audiência Geral, o Papa Francisco convida os fieis a trilhar o deserto espiritual da quaresma com Jesus

27/02/2020 - Atualizado em 27/02/2020 | Por: Pascom

Tempo da Quaresma e propósitos quaresmais

Compartilhe em suas redes sociais!

Iniciamos com as Cinzas da quarta-feira o tempo espiritual da quaresma que nos conduzirá à Páscoa do Senhor. Publicamos abaixo o trecho da Catequese semanal do Santo Padre em língua portuguesa disponível no Site do Vaticano. Destaque para as indicações de propósitos quaresmais apresentadas por Francisco.

 

Na Quaresma, somos convidados a entrar no deserto, espiritualmente falando, saindo da rumorosa confusão diária feita de palavras vazias para escutar outra Palavra, a palavra de Deus, que como um murmúrio suave nos acaricia o coração. O deserto é o lugar da Palavra, com letra maiúscula.

A Quaresma é o tempo propício para desligar a televisão e abrir a Bíblia, o tempo para desligar o celular e conectar-se ao Evangelho, o tempo para renunciar a críticas e murmurações e dialogar intimamente com o Senhor. Como de pão, e mais que de pão, temos necessidade da Palavra de Deus, precisamos falar com Deus, precisamos rezar.

Espiritualmente falando, o deserto é também o lugar do essencial. Quantas coisas inúteis à nossa volta! Como nos faria bem libertar-nos de tantas realidades supérfluas para mais facilmente identificarmos aquilo que conta.

Disto mesmo nos dá exemplo Jesus, com o seu jejum de quarenta dias. Jejuar é saber renunciar às coisas vãs, ao supérfluo, para podermos nos concentrar no essencial; é procurar a beleza duma vida simples.

Por fim, o deserto, espiritualmente falando, é o lugar da solidão, mas aqui não pensemos tanto numa solidão procurada, desejada, como sobretudo na solidão forçada, na solidão sofrida por tantas pessoas marginalizadas e sozinhas: elas são o deserto que espera pela nossa caridade para florir.

Sigamos Jesus até esses desertos: com Ele os nossos desertos florirão. Entremos nesses desertos com Jesus, e saborearemos a Páscoa, a força do amor de Deus que renova a vida.

 

PAPA FRANCISCO. AUDIÊNCIA GERAL. Praça São Pedro, Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020


Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Data do Evento