Casamento Vida Paroquial

Sacramento do Matrimônio

O sacramento do Matrimônio significa a união de Cristo com a Igreja.

15/06/2017 - Atualizado em 27/10/2022 | Por: Pascom

Sacramento do Matrimônio

O Catecismo da Igreja Católica, nº 1534, ensina que o Matrimônio é um dos Sacramentos de Serviço e de Comunhão da Igreja. Isto porque, tendo os noivos já sido iniciados na fé Cristã e na vida da Igreja pelos Sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia, agora, são enriquecidos com uma consagração específica para se tornarem um sinal do amor de Cristo e da Igreja.

A aliança matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão da vida toda, ordenada ao bem dos cônjuges e à geração e educação dos filhos, foi elevada, entre os que são batizados, à dignidade de sacramento, por Cristo Senhor.

Diz Jesus: “De modo que já não são dois, mas uma só carne” (Mt 19,6). Isso mostra uma unidade profunda de duas vidas, confirmadas pelo pacto conjugal, ou seja, o consentimento pessoal irrevogável. O sacramento do Matrimônio significa a união de Cristo com a Igreja. É bom lembrar que até para o Matrimônio é necessário ter vocação, sem ela muitos casamentos fracassam.

INFORMAÇÕES PRÁTICAS

Na paróquia, os horários regulares para a celebração deste sacramento é aos sábados: 18h, 19h30min e 20h45min. Os noivos que moram no território paroquial devem providenciar, além do agendamento, a documentação no próprio Santuário de Santa Teresinha. Os noivos residentes em outras paróquias devem agendar nesta e encaminhar a documentação na paróquia de origem, especialmente, da noiva.

O costume paroquial preserva o período quaresmal, não sendo possível realizar o sacramento na igreja matriz. Quanto ao valor do aluguel da igreja e disponibilidade de datas, fazer contato direto ou por telefone na secretaria paroquial no horário de expediente. Após agendamento, o casal terá um encontro com o pároco para orientações gerais.

A igreja matriz do Santuário diocesano de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face comporta até 400 pessoas.

• Sou a Carla Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito conteúdo de valor, parabéns nota 10. Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.
    Restauração De Casamento comentou em: 08/11/2021