Paróquia Regional

“Pode Viado”, “Pode Sapatão” e “God is Gay” foram grifadas na fachada do templo

04/10/2018 - Atualizado em 23/10/2018 | Por: Pascom

Fachada de Igreja em Teodoro foi Pichada

A Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida em Teodoro Sampaio amanheceu com a fachada pichada. O ato de vandalismo deixou três frases escritas: “Pode Viado”, “Pode Sapatão” e “God is Gay”, do inglês, “Deus é Gay”.

Padre Evandro Carbonário ao ser alertado por membros da comunidade procurou a delegacia de polícia para registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.). O crime no qual se enquadra o evento é ambiental, segundo divulgação da imprensa regional.

Embora se fale em ‘crime ambiental’ – que consistente em pichar, grafitar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano – seria possível considerar atos (contra objetos ou pessoas) que ferem a religiosidade.

Ainda não se conhece a autoria do feito. Pelas redes sociais, junto com a foto (que ilustra esta matéria) segue também a foto (que teria sido publicada em outra rede social a 1h20min) de uma garota com um spray na mão e na legenda a frase: “Eu quero que se f… essa p… de sociedade . –cbjr”.

O pároco da comunidade divulgou uma carta aberta aos “católicos teodorenses e a todas as pessoas de boa vontade” na qual pontua: o clima nacional tenso, o crime contra o patrimônio paroquial, a ferida no sentimento religioso dos católicos, a sua revolta pessoal, a não violência pessoal (fazer justiça com as próprias mãos), acolher e corrigir pedagogicamente o infrator, a força do evangelho como boa nova para todos, a abertura da comunidade a todas as pessoas sem distinção.

A íntegra da carta, segue abaixo:

Carta aberta da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Teodoro Sampaio

Teodoro Sampaio, 3 de outubro de 2018.

Aos católicos teodorenses e a todas as pessoas de boa vontade, graça e paz!

O Brasil é um país democrático com liberdade religiosa e nas democracias, a livre manifestação é permitida e até estimulada; bem como o respeito pelo outro. A sociedade brasileira, nota-se, passa por crises profundas, não apenas política e social, também moral. O ambiente gestado, por vezes, parece irrespirável.

Entretanto, os direitos de um não podem avançar sobre os direitos do outro. Quando chocam, é preciso verificar onde está o ponto divergente e o causador do conflito deve ser responsabilizado.

Sabemos que pichar a fachada do Templo da Igreja chama imediatamente a atenção para determinada causa. Mas atentar contra o local de culto é crime punido com pena privativa de liberdade e multa previsto em nossa legislação penal brasileira.

O respeito pelo bem da comunidade e pelo sentimento religioso foram feridos. Agora a comunidade terá que arcar com os custos de manutenção do prédio, com nova pintura, nestes dias da Novena da Padroeira Nossa Senhora Aparecida.

Assim, pedindo que ninguém faça justiça com as próprias mãos, manifesto a minha revolta com este ato de vandalismo diante da pichação de palavras agressivas feita na igreja. A comunidade está aberta a todas as pessoas, sem distinção. O evangelho de Jesus é a Boa Notícia da salvação para todos, que podem acolhê-lo com disponibilidade interior e sinceridade.

Fica aberta a pergunta se este ato de vandalismo seria expressão de intolerância religiosa ou apenas expressão de um tempo marcado por agressões ao outro? Seria bom se fosse apenas a expressão pueril de quem ainda não amadureceu suficiente para a vida social, cuja acolhida e correção serão pedagógicos. Pior será se ele expressar um projeto de militância contrária aos valores que até agora nortearam a sociedade brasileira.

Deus é amor e não faz acepção de pessoas. Nesta igreja dedicada à Nossa Senhora, Mãe de Jesus e nossa mãe, as portas estão abertas e todos são bem-vindos e acolhidos sempre.

Em Cristo, irmãos,

Padre Evandro Carbonário