Palavra do Padre

Via-Sacra

No caminho, com Jesus

08/03/2019 - Atualizado em 08/03/2019 | Por: Pascom

Olá, queridos paroquianos e devotos de Santa Teresinha!

«Entre as práticas de piedade com que os fiéis veneram a Paixão do Senhor poucas são tão queridas quanto a Via-Sacra. Por meio dessa prática de piedade os fiéis percorrem com afeto participativo o último trecho da caminhada feita por Jesus durante a sua vida terrena; do Monte das Oliveiras, onde ‘numa propriedade chamada Getsêmani’ (Mc 14,32) o Senhor foi ‘tomado’ pela angústia’ (Lc 22,44), até o Monte Calvário, onde foi crucificado entre dois malfeitores (cf. Lc 23,32), ao jardim onde foi deposto num túmulo novo, escavado na rocha (cf. Jo 19,40-42). A Via-Sacra é uma via traçada pelo Espírito Santo, fogo divino que ardia no peito de Cristo (cf. Lc 12,49-50) e o impeliu rumo ao Calvário; e é uma via amada pela Igreja, que conservou a memória viva das palavras e dos acontecimentos dos últimos dias do seu Esposo e Senhor.» (Diretório sobre a Piedade Popular e Liturgia, nn.131-135)

A Quaresma é um tempo de penitência e forte chamado à conversão. As práticas de piedade oferecidas pela Igreja pretendem ajudar os fiéis nesse percurso rumo à pascoa, que é a celebração da vida nova. Incentivo vivamente, você e o seu grupo pastoral, a celebrar comunitariamente a Via-Sacra. No Santuário diocesano de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, durante a quaresma, às sextas-feiras, 19h30min.

Rumo à Vitória Pascal, caminhemos com Jesus,
Um abraço.