Vigília Pascal

12/04/2020 - Atualizado em 29/10/2020 | Por: Pascom 2

_EVE1065

Na Semana Santa excepcional por causa da COVID-19, a dignidade litúrgica foi mantida em todas as comunidades. Ainda que de modo bem singelo, a Igreja reuniu-se para vigiar. Após acompanhar a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, de acompanhá-lo na noite da instituição da eucaristia e do sacerdócio – a noite da sua entrega – e de vê-lo ser condenado como malfeitor e amaldiçoado, tê-lo visto descido ao túmulo, via a Igreja para testemunhar o que diz as escrituras: “ao terceiro dia ele ressuscitará”. A seguir, as indicações para a celebração da vigília apresentadas pelo Missal Romano. Informações preciosas:

Na noite santa. Vigília Pascal

1. Segundo antiquíssima tradição, esta noite é ”uma vigília em honra do Senhor” (Ex 12,42). Assim os fiéis, segundo a advertência do Evangelho (Lc 12,35ss), tendo nas mãos lâmpadas acesas, sejam como os que esperam o Senhor, para que ao voltar os encontre vigilantes e os faça sentar à sua mesa.
  2. Deste modo se realiza a vigília desta noite: após breve celebração da luz (primeira parte da vigília), medita a Igreja sobre as maravilhas que Deus realizou desde o início pelo seu povo, que confiou em sua palavra e sua promessa (segunda parte ou liturgia da palavra), até que, aproximando-se a manhã da ressurreição, seja convidado, com os membros que lhe nasceram pelo batismo (terceira parte), a participar da mesa que o Senhor lhe preparou por sua morte e ressurreição (quarta parte).
  3. Toda Vigília Pascal seja celebrada durante a noite, de modo que não comece antes do anoitecer do sábado e sempre termine antes da aurora de domingo. João Paulo V ainda permitiu que essa Vigília seja celebrada na noite de um dos dias da Oitava Pascal, onde ela ainda não tiver sido celebrada.
  4. Mesmo celebrada antes da meia-noite, a Missa da vigília é a verdadeira Missa do domingo da Páscoa. Quem participa da Missa da noite pode comungar também na segunda Missa da Páscoa.
  5. Quem celebra ou concelebra a Missa da noite pode também celebrar ou concelebrar a segunda Missa da Páscoa.
  6. O sacerdote e os ministros vestem paramentos brancos, como para a Missa (ou cor festiva). Preparem-se velas para todos os que participam da vigília.

Aqui em nossa paróquia, seguindo as orientações diocesanas e da Congregação do Culto e da disciplina dos sacramentos, omitiu-se o rito do fogo (bênção do fogo e acendimento do círio pascal, bem como a procissão), foram feitas cinco (de nove) leituras, fez-se apenas a renovação das promessas batismais (sem rito de bênção da água). Nas fotos, você acompanha momentos da mais importante das vigílias litúrgicas da igreja.

“Então o anjo disse às mulheres: ‘Não tenhais medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava’” (Mateus 28,5-6).

“O Evangelho clama, grita, que nunca estamos sozinhos, apesar da tempestade. Ele está conosco, Ele acalma o mar.” (Pe. Sandro Rogério)

Sábado, 11/04/2020 | 19h