Confraternização paroquial

Numa noite festiva, alegre, cheia de gente... paróquia celebrou a fraternidade e a partilha

02/07/2019 - Atualizado em 06/11/2019 | Por: Pascom

7ª Festa Junina Comunitária

O Santuário Santa Teresinha, no jardim Maracanã, realizou a sétima edição de sua festa junina comunitária – de rua, aberta e gratuita. Neste ano, mais pessoas se envolveram nos trabalhos cujo resultado foi uma festa linda, agradável. Generosidade, alegria, tranquilidade, comida, bebida, música e dança foram os destaques das organizadoras Eveline Zarpelão, Paula Gandolfi e Vânia Silva. Como numa família onde tudo vai bem, também pessoas de outros lugares vieram e como fossem de casa foram acolhidas.

Mesmo com as atividades ordinárias da paróquia em andamento, as organizadoras consideraram o “bom andamento da preparação” possível graças à “equipe alegre” e “em harmonia”. A festa foi “muito boa” e o comprometido das pessoas “facilitou os trabalhos”. O cardápio junino deste ano foi ampliado com comidas típicas. No dizer da equipe organizadora, esse tipo de festa comunitária “agrega as pessoas” e tem o poder de despertá-las para a generosidade e a partilha, ensinamentos da própria palavra de Deus.

“O mais bonito de nossa festa é, sem dúvidas, o aspecto da gratuidade”, afirmou padre Sandro Rogério dos Santos. O pároco do Santuário Santa Teresinha explicou o espírito da festa: “não é uma quermesse tradicional com vendas de bebidas e comidas. Tudo foi angariado antes; na hora da festa, todos comem e bebem do que tem. Se acabar, param de comer (risos). Se sobrar, fazem uma partilha com quem quiser levar para casa ou é destinado a instituições assistenciais”.

Padre Sandro cita a bíblia. “Lembro-me da Palavra de Deus. O profeta Isaías fala em beber e comer de graça. Jesus multiplica pães e peixes e ainda recolhem cestos cheios de sobras”. Ademais, “a primeira comunidade cristã não tinha necessitados entre eles”. “É uma bênção poder atuar aquilo que acreditamos e pregamos; é uma bênção ensinar na prática a possibilidade transformadora da fé em vida. Para a sociedade tão marcadamente assentada nos alicerces financeiros, prover uma festa sem esse quesito é um verdadeiro ato profético”.

A Festa Junina do Santuário diocesano Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face aconteceu no sábado, 29 de junho, iniciando com a oração do terço às 19h30min; seguido de bênção e acendimento da fogueira, a bênção e a elevação do mastro dos santos juninos. Além de apresentações das crianças do coral e de danças das crianças da catequese, a noite terminou com o show de Ely Guimarães. Um “plus” para as cerca de mil pessoas presentes. As organizadoras resumiram tudo num “sucesso total”.